Um dia aquela frase “quando você crescer” torna-se realidade. É o que toda criança e jovem escuta até atingir a maioridade e começar a procurar por seus estágios e trabalhos. Contudo, a nova geração no mercado de trabalho representa uma característica importantíssima para os gestores mais antigos.

Esta é a primeira geração que cresceu totalmente na era digital. A chamada Geração Z não pegou o período de transição de jovens adultos, a partir dos 25 anos, chegou a pegar com o uso de tecnologias, e representam uma mudança de perfil única para a maior parte dos segmentos.

Como essa nova realidade impacta no mercado de trabalho, e o quanto as empresas estão preparadas para elas?

 

Quais características se destacam nessa nova geração no mercado de trabalho?

Enquanto os Millenials trouxeram algumas inovações e novidades ao mercado, reunindo o melhor de dois mundos (digital e analógico, por assim dizer), a geração Z engloba outras características muito curiosas, nas quais gestores mais tradicionais podem encontrar dificuldades.

Vejamos abaixo.

 

Mais “digitalizados”

A geração Z cresceu em um ambiente totalmente digital, por dizer assim. Na prática, isso quer dizer que estão mais habituados com ferramentas e recursos virtuais. Mais do que o uso de smartphones e outros dispositivos recentes, eles buscam soluções e inovações diante a combinação dos mesmos.

 

São mais sociais e abertos 

Outra característica bem interessante quanto a nova geração no mercado de trabalho é a versatilidade quanto a forma de se expressar. E isso não apenas pelos canais de comunicação utilizados.

Os jovens da geração Z defendem sua própria identidade, sem rótulos ou definições pré estabelecidas. Não é incomum vê-los em meio a causas sociais, em todos os níveis. E fazem questão de expô-las, de maneira prudente ou não.

 

Buscam por mais segurança financeira

Esse é um ponto bem curioso. A geração atual cresceu em ambientes de instabilidade financeira. A crise de 2008 e a atual geraram um impacto significativo em muitas famílias, o que incentiva a busca de um ambiente de trabalho sustentável para a maior parte deles.

Por outro lado, essa mesma instabilidade criou uma geração em busca de soluções práticas para diversos problemas sociais e econômicos. O crescimento de startups é enorme, bem como a aquisição das mesmas por grandes empresas.

 

Quais os desafios e oportunidades para os gestores quanto aos novos profissionais no mercado? 

Os exemplos acima são apenas algumas das características positivas dessa geração. Contudo, assim como os gestores mais experientes precisam se adaptar a elas, também devem se atentar a alguns fatos  mais desafiadores quanto ao jovens.

Um deles é a capacidade de leitura e escrita. Pode parecer exagero, mas muitos da geração Z não possuem o mesmo nível técnico ou mesmo de conhecimento, da geração anterior. Com uma prática menos incentivada pela facilidade de acesso a conteúdo em vídeo, o incentivo deve ser fundamental para os gestores.

Da mesma maneira, é estabelecer um ambiente de trabalho que suas necessidades possam ser atendidas da mesma maneira que os objetivos da empresa. Não se trata, necessariamente, de oferecer recursos interativos ou que favoreçam algo mais “leve”, mas sim ter alinhamentos que permitam a expressividade.

Afinal, estamos em uma época de mudanças essenciais nos padrões de sociedade. Logo, empresas que entendam e abracem isso não estão apenas na vanguarda, mas construindo um futuro melhor para ela mesma e para todos.

A Trajetória RH está sempre de olho no que a nova geração no mercado de trabalho tem a oferecer. Em nosso programa de trainee e estagiários dentro de várias empresas, mais de 7000 jovens conseguiram novas oportunidades em um ambiente seguro e respeitoso de trabalho. Para que consiga essa adaptação aos novos tempos, faça uma consultoria conosco e abrace essa nova época.