O desemprego é um mal que assola a sociedade atual, isso ninguém é um fato. Contudo, o maior problema tem sido na busca das empresas por funcionários cada vez mais ideais e preparados, deixando as pessoas inexperientes em desvantagem.

Atualmente, o mercado de trabalho passou a ser bastante concorrido, pois, por mais que as vagas existam, nem sempre os candidatos estão totalmente capacitados, já que as empresas estão cada vez mais exigentes, buscando os melhores candidatos.

Os mais prejudicados acabam sendo os mais jovens, pois a inexperiência acaba pesando muito na hora de se apresentar às empresas.

Na busca de um primeiro emprego, a principal ferramenta de um candidato é justamente a sua postura na hora de se apresentar diante da nova oportunidade, e saber como encarar uma entrevista de emprego.

Selecionamos aqui sete valiosas dicas para ajudar a se destacar na hora de um entrevista:

 

1)     Currículo       

O currículo funciona como a semente de todo o processo de contratação, pois ele é o primeiro e mais importante passo para se destacar em uma entrevista, já que na maioria das vezes, é por meio dele que a empresa tem conhecimento do interesse do candidato.

Garanta que seu currículo esteja bem escrito e ao fazê-lo relembre toda sua carreira e resultados que obteve.

Organize sua carreira por etapa ou fase, assim fica mais fácil para você passar sua experiência e habilidades no momento da entrevista.

Não existe um modelo padrão de currículo, sendo que muitas vezes, dependendo da vaga e da empresa, o currículo pode ser diferente.

Vale uma breve pesquisa na internet, onde é fácil encontrar modelos pré-prontos de currículos, carecendo apenas das informações pessoais do candidato.

 

2)     Conheça a empresa 

Antes da entrevista faça uma pesquisa sobre a empresa contratante, afinal a escolha tem que ser mútua.

Conhecer a empresa e o cargo, pode fazer toda a diferença, mesmo antes de se mandar o currículo.

Muitas vezes, a empresa pode estar contratando para diferentes cargos, e o candidato mandar estar disputando a vaga da qual ele não tem afinidade.

Em determinadas empresas, até mesmo o posicionamento político pode ser decisivo na hora da contratação de um novo funcionário.

Cabe o candidato ficar atendo a se informar sobre tudo o que for possível sobre a empresa, ainda mais levando em consideração que tais informações podem ser bastante úteis até mesmo para o candidato.

 

3)     Boa primeira impressão     

A primeira impressão é a que fica: pontualidade, boa comunicação, apresentação e postura pessoal contam e muito.

O candidato está sempre sendo avaliado, mesmo antes de chegar ao local da entrevista. A pontualidade é o primeiro quesito a ser avaliado, ainda que isso não garanta o sucesso na contratação.

Um erro comum em uma entrevista é tentar chegar intencionalmente muito mais cedo que o horário sugerido, apenas para impressionar o entrevistador. Ideal é chegar pelo menos 10 minutos antes do horário previsto, nem muito em cima da hora, e nem muito cedo.

A comunicação, ainda antes da entrevista, também é um ponto a ser ressaltado, assim como a postura. O candidato deve se portar sempre de forma educada, porém não forçada, e isso vale tanto na própria entrevista, quanto anteriormente a ela, ainda durante a recepção no local da entrevista.

 

4)     Confiança     

Entre no clima da entrevista prepare-se para as perguntas básicas e também para as perguntas mais complexas, sempre se baseando em ações, resultados e aprendizagens que você já teve profissionalmente.

A confiança é um elemento bastante avaliado durante a entrevista, contudo, é necessário buscar o meio termo, entre ser um candidato muito “desesperado” e bajulador, e um candidato muito cheiro de si e com o ego inflado.

As empresas buscam por candidatos que, além de possuírem conhecimento prévio na área em questão, estejam interessados em aprender e crescer dentro da empresa.  

 

5)     Mantenha a calma  

Responda as perguntas de forma positiva e evidente, sempre mantendo a confiança, mesmo quando responder a pergunta de forma equivocada ou até mesmo quando nem souber a resposta.

Evitar também demorar muito para responder, é melhor falar abertamente que desconhece a resposta, do que se atrapalhar na tentativa de criar uma resposta.  

 

6)     Comunicação

Faça perguntas relevantes durante a entrevista, por exemplo, pergunte algo sobre a cultura da empresa.

Fazer perguntas para o entrevistador não é proibido, o pelo contrário, acaba demonstrando o interesse do candidato pela empresa e pelo cargo pretendido. Contudo, essas perguntas devem ser pontuais, já que o entrevistador, não pode virar o entrevistado.

Na hora de falar durante a entrevista, é importante também saber equilibrar o modo formal de fala, com a maneira mais natural e casual, demonstrando assim uma naturalidade não ofensiva durante a entrevista.

 

7)     Personalidade          

Apresente-se com simpatia, confiança e autoestima elevadas faz toda a diferença durante todo o processo, contudo, é necessário lembrar que ser simpático, não significa não saber quando ser sério; ser confiante, não significa ser arrogante; e ter a autoestima elevada, não significa se achar o candidato exemplar e já pronto para o cargo.

Tudo funciona na base do equilíbrio e da aparente naturalidade, tanto de postura, quanto de fala. Compensa muito mais conseguir um emprego menor, mas de forma natural, do que se forçar a conquistar um posto mais elevado dentro de uma grande empresa, mas saber que no fundo esse trabalho não se encaixa com o seu meio de trabalho ou personalidade.