O ano já está em andamento, contudo ainda dá tempo de começar a se planejar 

Crescer e evoluir são termos relacionados a muitas possibilidades, contudo, no meio social e empresarial, esses termos têm muita relação com o sair da zona de conforto e alcançar novos patamares.

O primeiro passo para evoluir é o planejamento, essencial em qualquer atividade.

O planejamento pode ser bem difícil quando encarado como uma tarefa complexa, mas quando se estabelece algumas regras, tudo fica mais fácil de se compreender.

E não há estímulo melhor do que um novo ano para iniciar...

 

...estabelecendo as metas

O primeiro passo para planejar seus novos objetivos profissionais é ter uma noção de onde se está e onde se quer chegar. 

Os objetivos e metas são muito importantes e podem ser variados, desde conseguir um novo emprego e fazer um curso de capacitação, quanto ser promovido ou mudar de área de atuação.

 

...estabelecendo os caminhos

Com as metas devidamente definidas, resta agora saber como alcançá-las. O primeiro passo é considerar um valor que possa ser investido com cada meta. Com os valores estabelecidos em mente, fica mais fácil definir a melhor forma para cumprir as metas.

É necessário ter uma noção das despesas e lucros, economizar verbas, pesquisar valores de cursos profissionalizantes, livros, capacitação, locomoção, equipamentos e claro, não deixar de lado os gastos habituais do dia a dia, e despesas que qualquer um normalmente já tem.

Outro ponto importante está no tempo e na rotina, que deve ter espaço para a entrada dos novos objetivos e metas.

Administrar tempo e rotina requer muita maturidade também, pois será necessário conter certas práticas e costumes, possivelmente diminuindo atividades de lazer e entretenimento, ainda que não seja necessário excluir tais práticas.   

O tempo extra pode ser sempre preenchido com conhecimento, pesquisa, aprimoramento profissional e estudo. 

 

...estabelecendo prazos

Estabelecer prazos é um passo importante e necessita de muita paciência, maturidade e auto sinceridade do indivíduo. 

Cada meta precisa ter um prazo pré-estabelecido para evitar o descumprimento ou o acúmulo dos objetivos, já que o prazo funciona como uma espécie de auto pressão, incentivando a pessoa a cumprir o objetivo específico. Esses prazos podem ser curtos, com até um mês, ou longos, com até 10 meses. 

Para que os prazos sejam cumpridos, o planejamento das metas precisa ser bem realizado, estabelecendo uma rotina rígida e funcional.

Quando não são bem planejadas, as metas podem passar do prazo, exigindo que o indivíduo as prorrogue para o próximo ano.

 

...estabelecendo planos alternativos

Ninguém almeja o problema, mas deve estar sempre pronto para ele. Por isso é recomendado que se estabeleça planos alternativos para cada meta, já que ninguém é imune a imprevistos. 

O ideal é que cada meta tenha pelo menos um plano alternativo, mas se for possível elaborar mais planos, o profissional terá muito mais segurança durante todo o planejamento.

Vale lembrar que para elaborar um plano alternativo, é necessário também saber qual seria o possível imprevisto. Portanto, é importante também listar em cada meta possíveis problemas que poderiam surgir durante o cumprimento do objetivo em específico.

 

...documentando cada passo

De nada vale criar as metas, se elas não estiverem documentadas, pois sem um registro, elas podem ser facilmente esquecidas, assim é sempre bom anotá-las, ainda que não de maneira formal. 

Além de conter as metas, os prazos, as estratégias, e os planos alternativos, as anotações devem conter também as ideias descartadas, pois mesmo fora do planejamento, tais ideias ainda podem ser úteis para futuros planejamentos, ainda que apenas para inspiração.  

 

...aprendendo a cada passo

Um planejamento bem feito e realizado, sempre vai trazer consequências produtivas para a carreira, ainda que seja “apenas” o aprendizado. 

A soma de experiências, tanto positivas como negativas, podem trazer ao profissional o conhecimento necessário para cada vez mais ir se aperfeiçoando e crescendo no seu ramo, abrindo novas portas e garantindo mais maturidade para lidar com situações futuras, dentro ou fora de um emprego. 

Certamente o conhecimento, o aprendizado e experiência são fundamentais para alcançar qualquer objetivo.