Em um primeiro momento, parece um exagero, ou mesmo um absurdo, pensar que não há um lado humano na era digital. Contudo, um olhar atento mostra o quanto essa questão é de fato cada vez mais séria, importante e necessária. Uma empresa que de fato valoriza seus profissionais, e tem isso como uma de suas missões, pode não apenas ter melhores retornos financeiros, como ser visada para um verdadeiro emprego.

Muitos já chamam o nosso período de 4º Revolução Industrial, em que há processos cada vez mais automatizados, sistemas de IA que realizam muitos trabalhos antes executados pela mão humana, e uma facilidade cada vez maior de otimizar tarefas do dia a dia. Reparou que em todos esses casos, parece não haver interações humanas diretas?

Pois este é um traço frequente que se estabeleceu nos últimos anos. Entendê-lo pode trazer novas possibilidades para o seu negócio, e melhores referências para outros profissionais.

 

O que de fato caracteriza o lado humano na era digital?

Não é de hoje que ouvimos o argumento de que a tecnologia afasta as pessoas. Das redes sociais e apps de relacionamentos que minimizam o contato direto entre seres humanos, até sistemas de trabalho que valorizam um ambiente flexível, porém individual, a sensação geral é de que há falta de sensibilidade e entendimento entre as pessoas.

Em um ambiente corporativo, isso pode ser ainda mais complicado. Por um lado, existe a possibilidade real de tornar os ambientes mais flexíveis e dinâmicos. Por outro, há uma preocupação constante que isso não afaste a presença do funcionário, o que a longo prazo pode tornar essas mesmas relações mais diluídas.

 

Estimulando as boas relações através dos meios digitais

Ao contrário do que parece ser, há possibilidades de tornar a relação entre pessoas, e pessoas e máquinas, mais interessantes e mais eficientes. Na verdade, existem iniciativas que tornam possível a integração entre ambos, basta um olhar atento de empreendedores e profissionais mais antenados com as tendências atuais para uma melhor ação. Vamos a elas.

 

Redefinição de tarefas e cargos

Mudanças nas necessidades do mercado trazem novos profissionais, e novos encargos. Contudo, isso não significa que velhas profissões devam ser esquecidas, ou suas tarefas. A melhor forma de redefinir os rumos de profissionais nos meios em questão é atribuir os fatores humanos essenciais a eles.

Por exemplo: em um processo de seleção e recrutamento, é possível sistemas automatizados para uma triagem inicial de candidatos, e as entrevistas posteriores sejam melhor direcionadas.

 

Modalidades de trabalho

Hoje em dia existem diversos perfis de profissionais, com modalidades de trabalho que exploram ao máximo esses talentos. Se a empresa permite regimes como meio período, home office, e outros, vale a pena explorar junto a recursos tecnológicos que mantenham a produtividade.

 

Tarefas multidisciplinares

Uma das tarefas mais importantes ao trazer o lado humano na era digital é justamente tornar as tarefas multidisciplinares. Ao trazer mais atribuições para os profissionais, seu leque de conhecimentos aumenta o suficiente para ter ainda mais relevância dentro do empresa.

O lado humano na era digital pode ser muito equilibrado, de maneira simples até. O momento é de estabelecer novas mentalidades, novas possibilidades, Com a Trajetória RH, é possível fazer tais processos com ainda mais eficiência. Descubra como conosco.