Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância na inovação e otimização nos processos de recrutamento. E para os dias atuais, em que movimentos como RH Ágil são estimulados para uma melhor gestão do setor como um todo, é de fato necessário. E nesse aspecto em específico, é fundamental tornar o procedimento o mais prático e eficiente possível.

Isso vai desde a triagem de currículos, até os métodos otimizados de entrevistas e identificação dos perfis ideais. As melhores empresas, visando contatos futuros, podem ter até mesmo um banco de talentos.

Tudo isso é possível através de sistemas bem otimizados, e mais importante ainda, uma política de comportamento dentro da empresa que valorize esses pontos. Vejamos a seguir.

 

Como tornar os processos de recrutamento de profissionais mais otimizados e inovadores 

Existem ótimas saídas para otimizar processos de recursos humanos em todas as suas ações. Mas apesar de haver muitas possibilidades, ainda existem setores que resistem a tecnologia, muito pela falta de conhecimento. Abaixo, mostramos algumas dessas saídas que podem ser aplicadas facilmente, e de maneira inovadora.

 

Recrutamento e seleção de novos candidatos 

Com o nível de competição e concorrência altos para muitas áreas, é de considerar que além dos próprios profissionais, a empresa também seja capaz de se adequar a essas demandas. Um software que gerencia a triagem e escaneamento de currículos agiliza a aquisição de novos profissionais.

 

Automação de testes 

Dentro do processo de seleção, é possível automatizar testes comportamentais e técnicos com algumas provas simples. Entre aplicação prática do trabalho e busca por um perfil, o cuidado maior é criar mecanismos que façam a empresa encontrar os candidatos ideais, bem como oferecer um feedback educado a quem não for chamado. Dessa maneira, é possível criar relações mais humanizadas e dinâmicas em uma etapa importante para ambos os lados.

 

Banco de Talentos 

Essa é uma das soluções para os processos de recrutamento de profissionais mais práticos dos últimos anos. Com a quantidade de modalidades de trabalhos maiores, e a necessidade constante por novos profissionais, agilizar o processo de busca por novas caras na empresa sem a necessidade de uma seleção por currículos facilita a vida de diversos setores, especialmente aqueles que pedem por mais rapidez.

 

Entrevistas por vídeo 

Para quem não pode ir a entrevista presencial por alguma razão, ou para tornar o processo mais rápido para os gestores, as entrevistas por vídeo podem facilitar o contato entre os candidatos para algumas questões essenciais, e possivelmente fechar um contrato.

Cada uma dessas sugestões podem ser trabalhadas de maneira inovadora. E por vezes, a grande inovação está justamente em como aplicá-las de maneira mais clara. Com a Trajetória RH, você será orientado nas soluções ideais para o recrutamento de profissionais. Faça uma consultoria conosco.