Quando você acessa o Youtube ou serviços de streaming como a Netflix, uma das primeiras telas que surgem é a de sugestão de vídeos e programas baseado em suas pesquisas. É o conhecido “Match”, algoritmo feito com Inteligência Artificial que, embora muito eficiente, tem seus prós e contras. Agora, você já pensou nesse conceito de match entre empresa e candidato?

Saiba que esta não é apenas uma grande novidade no mercado, como o futuro da seleção de novos profissionais. Basicamente, a Inteligência Artificial para seleção de profissionais ajuda a delimitar escolhas que se encaixam as propostas de vagas oferecidas entre as empresas, e vice-versa.

Mais do que isso: o Match também consegue mensurar quais candidatos estão mais próximos das exigências de uma empresa. O chamado Matchmaking consegue cruzar uma série de dados para que as melhores escolhas surjam.

 

Como a Inteligência Artificial funciona na escolha de novos candidatos? 

A IA para a busca de vagas hoje é presente em basicamente todo site de contratação de profissionais. Isso vale desde processos seletivos de empresas em seus próprios espaços, como sites de freelancers.

A intenção dessas inteligências artificiais é bem simples: o seu comportamento nas buscas por vagas ajuda a delimitar as vagas oferecidas a você. Da mesma forma, empresas que buscam novos profissionais podem valer do mesmo sistema de cruzamento de dados, além de usar recursos próprios.

Existem diversos métodos de captação de dados e comportamentos de profissionais que ajudam as IAs a encontrar os perfis desejados nos processos de seleção. Um dos mais conhecidos são os questionários comportamentais: através de um processo de perguntas que traçam comportamentos e conhecimentos dos profissionais registrados, delimitam os perfis ideais.

 

Qual a vantagem? 

A principal vantagem das IAs nesse âmbito é garantir não apenas rapidez na procura de vagas, como diminuir a distância entre candidatos e empresas. Não era incomum que os processos seletivos levassem muito mais tempo do que o desejado por não haver filtros adequados para a escolha de candidatos. Hoje, a tecnologia permite mais rapidez

 

E qual o risco do match entre empresa e candidato?

No início desse artigo, citamos o Youtube e o Netflix como exemplos de IAs que ajudam o usuário a encontrar aquilo que gostam. E da mesma forma que essas plataformas acabam limitando outras possibilidades para os usuários, a IA nos matches de empresas e candidatos diminuem a chance de encontrar perfis únicos.

Obviamente, ao buscar por profissionais, uma empresa traça perfis que atendam sua expectativa. O que pode se tornar um problema, ou apenas uma perda de grandes possibilidades, é que esses processos tirem o fator humano das escolhas, perdendo opções que poderiam trazer muito a um local.

Da mesma forma, os candidatos que buscam por novos locais de trabalho podem se ver limitados pelas sugestões de tais plataformas, perdendo o fator descoberta. Logo, o desenvolvimento de soluções que tragam equilíbrio em ambos os pontos é fundamental.

Para a otimização dos processos de seleção e recrutamento de novos profissionais, seja utilizando o match entre empresa e candidato ou outros métodos, a Trajetória RH oferece soluções práticas a você. Faça uma consultoria conosco e busque a solução para o seu negócio.